Skip to Main Contents

História

O WTGP é realizado desde 2002 como uma oportunidade para os Mecânicos Certificados da Yamaha exporem seu orgulho na competição. Aqui, fazemos uma retrospectiva da história do evento.

Select Language

O primeiro concurso internacional de mecânica foi realizado com quase 3.000 participantes.

2.911 mecânicos certificados pela Yamaha de 14 países participaram do 1º WTGP. 17 participantes de 11 países que passaram nas etapas de qualificação, testaram suas habilidades técnicas em serviços uns contra os outros. No final, Beat Burkhalter da Suíça ganhou honra e prestígio como o primeiro campeão.

2002

A 2ª competição foi realizada em uma escala muito maior, com quase 5.000 participantes qualificados.

O 2º WTGP foi realizado em uma escala maior, com 4.831 participantes de 20 países competindo. Richard Hair, um técnico australiano que por acaso estava competindo em seu aniversário, derrotou 19 outros competidores para vencer a final. Ele creditou seu sucesso hà 22 anos de experiência profissional.

2003

Novos eventos foram adicionados, levando a competição a um nível ainda mais alto.

A Yamaha celebrou o seu 50º aniversário em 2005. Na final,um novo teste de tempo real foi adicionado para tornar a competição mais prática. Haruki Hamasaki do Japão venceu as finais, que foram disputadas ao longo de 2 dias, tornando-o o primeiro campeão da Ásia.

2005

Duas novas categorias foram estabelecidas e as características regionais tornaram-se mais claras.

No 4º WTGP, duas categorias foram estabelecidas: uma para modelos esportivos e outra para modelos urbanos. Na classe de modelos esportivos, Massimiliano Cordeschi da Itália e outros participantes ocidentais, dominaram o pódio do vencedor. Enquanto na classe de modelos urbanos, Dewa Putu Gunawirawan da Indonésia ficou em primeiro lugar entre os participantes asiáticos que dominaram o pódio. Esses resultados refletem as características de mercado de suas respectivas regiões.

2007

O 5º WTGP foi um marco pois a competição foi retomada depois de cinco anos.

O 5º WTGP foi realizado no Communication Plaza na sede corporativa da Yamaha Motor Co., com o tema do evento F.I. (injeção de combustível), que estava se tornando a tendência em scooters. 28 participantes de 20 países lutaram até o final das finais, que foram assistidas por um público de muitos funcionários da Yamaha. Na classe de modelo esportivo, Thorsten Brand da Alemanha ficou em primeiro lugar, enquanto Le Truong Qui Tu do Vietnã ganhou o primeiro lugar na categoria urbana.

2012

Eventos mais próximos da perspectiva do cliente, com base em nosso princípio de “TCS”

Com o 6º WTGP, adicionamos eventos práticos como o que os mecânicos encontrariam nas concessionárias, incorporando o elemento de“ serviço de comprometimento de tempo ”(TCS), que a Yamaha se esforça para oferecer em toda a empresa. Os participantes competiram para testar suas habilidades técnicas de serviço em eventos incluindo “recepção, reparos e entrega”. Tomas Candela Sanchez da Espanha conquistou o primeiro lugar na classe de modelos esportivos, uma conquista com a qual sonhava há 4 anos. Meenakshi Sundaram Subramanian, da Índia, ganhou o primeiro lugar na classe de modelos urbanos, graças ao incentivo de seus amigos e familiares.

2014

21 países competiram na final, o maior número até agora

A 7ª final do WTGP reuniu participantes selecionados de 21 países e regiões, o maior número de todos os tempos. Eles competiram pelo primeiro lugar entre os mecânicos certificados da Yamaha, que somavam mais de 33.000 em todo o mundo, na época. Ryohei Samejima do Japão ficou com o primeiro lugar na classe de modelos esportivos. Seus colegas de trabalho fecharam a loja para acompanhar a competição e para que pudessem vê-lo receber a homenagem pessoalmente. Jignesh Girishkumar Rana, da Índia, conquistou o primeiro lugar na classe de modelos urbanos e também chegou à competição com o apoio de quem o conhecia. Foi a primeira vez que um participante do mesmo país conquistou o primeiro lugar em competições consecutivas.

2016

Integrando habilidades cuidadosamente aprimoradas e diagnósticos de alta tecnologia

No 8º WTGP, um fator importante foi a capacidade de usar adequadamente o YDT (Yamaha Diagnostic Tool), uma ferramenta especial para diagnosticar peças com defeito através do computador. Nesta batalha de alto nível de conhecimento e habilidade, Brett TR Hart do Canadá trouxe glória para os mecânicos de seu país pela primeira vez, na classe de modelos esportivos. Wu Chang Wei, de Taiwan, conquistou o primeiro lugar na classe urbana, realizando o sonho de seu pai, que infelizmente havia terminado em segundo lugar anteriormente. Eles demonstraram a tecnologia de serviço da Yamaha, que continua a evoluir ano a ano.

2018

Website para as competições anteriores

YAMAHA WORLD TECHNICIAN GRAND PRIX
YAMAHA WORLD TECHNICIAN GRAND PRIX
Back to
Top